Oui oui, a Maria Torta é aqui!
Foi numa noite especial que recebemos a notícia de que fomos escolhidos para representar a nossa cidade e o Brasil numa festividade clássica, que acontece uma vez por ano em Bordeaux, mais precisamente na Vila de Cadaujac… O grande festival de Saint Honorè!
Tínhamos aproximadamente 1 mês para o embarque, e junto com a euforia e emoção dessa experiência única que sabíamos que viveríamos, tínhamos a criação da receita e escolha dos ingredientes dessa torta que é um clássico da região!
Além de surpreender com o sabor, tínhamos regras para obedecer, se tratava de um concurso, onde vários participantes representantes de outros países estariam apresentando a sua versão!
A montagem tinha que obedecer um diâmetro e as massas chu que envolvem a Torta teriam que ter um número determinado a sua volta. O grande desafio era preparar uma identidade que fosse única e surpreendente!
Claro que, sem pretensão nenhuma, mas com uma alegria indescritível, começamos os testes aqui na nossa cozinha! Sentados com uma grande amiga, a Vera, que estava nos visitando, como faz anualmente. Ela mora a uma hora de Paris e estava coincidentemente aqui para nos dar uma grande ideia. Comentou que seria muito interessante se combinássemos goiabada e cream cheese junto ao caramelo que é tradicional nesse clássico. E, daí, surgiu a NOSSA Saint Honorè.
Com essa combinação bem brasileira e bem simples, surpreendemos a mesa de jurados. Conquistamos não só o terceiro lugar da melhor Saint Honorè, mas o melhor prêmio da história da Maria Torta! Trouxemos na bagagem essa experiência maravilhosa!
Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas especiais que fizeram a diferença nessa viagem. Compartilhamos muitas receitas do Brasil e da Maria Torta… Trouxemos também muitos clássicos, como a eclair, os macarons, o pão de fermentação lenta e a famosa Saint Honorè.
Esse vínculo foi tão especial que formamos uma verdadeira teia de amizade entre o Brasil e a França. A Mônica, que nos recebeu, é brasileira e se tornou um membro da família Maria Torta. Além de tantos amigos pra vida toda, como a Ana – nossa fada madrinha – o Prefeito da Cidade de Caudajac, o Presidente da Confederação, que está sempre compartilhando a Maria Torta nas suas redes sociais, o José, quem cedeu a sua pâtisserie e boulangerie, e um casal especial: Natalie e Jean Claud, que recentemente vieram nos visitar porque faziam questão de conhecer a famosa Maria Torta.
Em 2020 estaríamos embarcando, após 5 anos, para mais um Festival e uma experiência deliciosa. Mas, em função da pandemia, não pudemos embarcar… Então resolvemos homenagear com uma versão original da clássica Saint Honorè, usando a receita original com seus ingredientes tradicionais, mas com uma inspiração de uma pâtisserie que a gente ama em Paris: Des Reves, que é uma grande referência e nos inspirou em trazer após esses 5 anos, uma versão que tem a nossa cara!
Que vai ficar em destaque nas nossas vitrines para vocês viajarem nesse sabor e nessa história. A nossa medalha e o troféu junto com o certificado estarão em exposição também para quem quiser tirar foto com eles e eternizar esse momento tão especial pra nós.